O italiano Nicola Conte acabou de lançar o seu terceiro álbum de originais, Rituals e rendeu-se definitivamente ao jazz mais tradicional e cinametográfico. Este caminho já se tinha feito sentir com o seu álbum anterior Other directions (2004). No seu primeiro àlbum Jet sounds de 2000 (Bossa per due, na versão internacional, lançada pela Eighteenth Street Lounge Music dos Thievery Corporation), as sonoridades continham electrónica e uma grande dose de jazz, mas depois disso Nicola Conte caminhou sempre à procura do jazz puro e isso sente-se neste último trabalho.
Para uma melhor discrição do trabalho do trabalho do artista, deixo-vos um texto que tirei de http://clubjourneys.blogspot.com/.
"Entender o caminho de Nicola Conte é quase como regressar ao final dos anos 50, não só porque é uma das suas épocas musicais favoritas mas também porque foi uma altura em que o jazz começou a ser abordado de uma forma diferente.
A descoberta de músicos hoje consagrados, os primeiros discos de fora a serem ouvidos... Uma ambiência muito semelhante à atmosfera que mais tarde se reviveria em Bari à volta do colectivo Fez, uma fonte de ideias em torno da qual giravam músicos, produtores e dj's numa plataforma de intercâmbio cultural.
É aqui que nascem as primeiras produções de Nicola Conte, dando notoriedade, no meio do movimento acid jazz , a bandas como Paolo Achenza Trio, Quintetto X e Fez Combo. Tudo isto demonstra a versatilidade e inteligência de Nicola Conte ao contagiar de forma equilibrada as suas produções com a sua paixão de sempre, as atmosferas densas do Jazz . É assim que aparece o primeiro álbum em nome próprio " Jet Sounds", lançado em 2000, uma simbiose elegante de sons retro italianos com sugestões cinematográficas e influenciado pelo Jazz, a Bossa e psychadella.
Rapidamente o seu trabalho como remisturador lhe abre novas possibilidades. Através dele desenvolveu a sua pesquisa obtida a partir da manipulação de sons de instrumentos reais de modo a cumprir o seu objectivo: fazer música que tivesse o mesmo impacto que a música electrónica mas que fosse tocada acusticamente com o mesmo feeling do jazz dos anos 60"
Para ver e ouvir fica o tema Kind of sunshine, retirado do seu álbum Other directions.
Nicola Conte - Kind of sunshine
13 outubro 2008
Postado por
de Pina
às
1:39 da manhã
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário